Você já ouviu falar no Feng Shui? É uma técnica chinesa de decoração de ambientes que harmoniza objetos e móveis com elementos da natureza. Os espaços são divididos com base no “baguá” (ou ba gua, ou pa kua) – as 8 áreas conhecidas como “cantos do feng shui”. 

Aplicação do baguá do Feng Shui na casa 

Cada baguá é responsável por vários setores da nossa vida: trabalho, relacionamentos, família, etc., e ambos estão associados a um dos elementos da natureza. Você tem a opção de aplicar o baguá também sobre um único cômodo, como o seu quarto, caso não possa decorar o restante da casa. O princípio de aplicação é o mesmo, alinhando-se a partir da porta de entrada. 

Qual a energia de cada cor no Feng Shui? 

No Feng Shui, as cores são caracterizadas de acordo com as influências energéticas que elas têm. Aqui, os efeitos dessas cores podem variar de pessoa para pessoa, mas ainda assim é possível analisar em quais ambientes elas serão bem-vindas. 

O amarelo representa o elemento terra e é ligado à estabilidade, ao poder, à riqueza. Por estimular a concentração, a sabedoria e a vivacidade, é uma ótima opção para escritórios e salas de estudo. 

Já o azul é recomendado para o quarto, pois está relacionado à tranquilidade e à harmonia. Em se tratando de tonalidades, o azul escuro está conectado à sabedoria e à intuição; o claro, à paz e à espiritualidade; e o esverdeado, à juventude e ao desenvolvimento. Além do quarto, essa cor também pode harmonizar a sala de estar, a biblioteca, a sala de estudo e o espaço de meditação. 

Por outro lado, o vermelho representa o elemento fogo e reflete energia, paixão e vitalidade, o que não é uma boa opção para qualquer cômodo. De preferência, use o vermelho apenas em detalhes da sua decoração. 

No elemento ar no Feng Shui, destacamos o branco, cor que atrai a paz, a limpeza, a pureza e é a cor da espiritualidade. Essa cor é recomendada para a cozinha, a área de serviço, o lavabo e o banheiro. Mas tenha atenção: de acordo com o Feng Shui, ambientes que são muito brancos podem causar ansiedade. 

Uma boa alternativa para halls de entrada, dormitórios e salas de estudo é o rosa. Essa cor simboliza o amor, o romance, e como é resultado do vermelho com o branco, corresponde à união do material com o espiritual, da terra com o céu. 

Para os quartos infantis, o verde é essencial, já que representa o elemento madeira e é associado à renovação de energias e a novos ciclos. 

O roxo é muito ligado à espiritualidade e à meditação, e por ser a mistura do azul com o rosa, está conectado ao equilíbrio entre amor e sabedoria, razão e emoção. 

Para representar o elemento água no Feng Shui, temos o preto. Essa é uma das cores que pode ser bem aproveitada em ambientes ligados ao trabalho e aos estudos, como bibliotecas, salas de estudo e home office, pois está ligado à sabedoria e à intelectualidade. Mas, assim como o branco, ele deve ser combinado com outras cores, pois, quando em excesso, pode causar sensações ruins. 

Uma cor muito usada atualmente, o cinza corresponde ao equilíbrio dos opostos, o preto e o branco. Ele é recomendado no Feng Shui para ambientes internos, principalmente se mesclado com detalhes coloridos. 

E aí, você já conhecia essas técnicas? Agora, dá uma olhadinha em nosso site e escolha os móveis de acordo com as suas cores de preferência. Temos várias opções. 
 
Acessa lá, 

www.takeaseat.com.br 

Compartilhe